TQC: Carolina Vélez Muñiz apresenta Vivências (português)
quinta-feira, 24.06.2021
7:00pm CT
streaming na Twitch
livre de custos
Participantes:
7:00 pm CT Saul Ojeda / Laura Itandehui / Francisco Nava / Valeria Avalos
7:30 pm CT Cristian Ospina / Chongotronik
8:00 pm CT Filipe Mimoso / Mayara Ferrão
Elementos visuais por Paulina Leyva
REDAÇÃO CURATORIAL:
Vivências reúne trabalhos musicais, visuais e de dança por Saul Ojeda, Laura Itandehui, Francisco Nava, Valeria Avalos, Cristian Ospina, Chongotronik, Mayara Ferrão, e Filipe Mimoso. As performances mostram como a tradição permeia a vida contemporânea no México, Colômbia e Brasil; realçando como os costumes do dia-a-dia influenciam o arte. O streaming incluirá elementos visuais desenhados por Paulina Leyva Martínez.
SOBRE OS ARTISTAS:
Saul Ojeda e Laura Itandehui apresentaram canções que exploram o contrabaixo e a voz como instrumentos não melódicos, pensando na forma que os boleros mexicanos são construídos.
Saul Ojeda é um contrabaixista, guitarrista e compositor da Cidade do México. Estudió Jazz en la Escuela Superior de Música y el LaFaro Jazz Institute México por unos años, antes de empezar la Licenciatura en Música en el Berklee College of Music. Lá, ele está estudando contrabaixo sob a tutela de Linda May Han Oh com a Gifted Tuition Scholarship da Latin Grammy Cultural Foundation. Saul já se apresentou com músicos como Kris David, Chuchito Valdés, Ben Solomon e Roni Kaspi. Ele já esteve em escenarios do clubes como Jazzatlán Capital, Dizzy’s Club, Zinco Jazz Club e Wally’s Jazz Café. Neste momento Saúl prepara o seu primeiro material discográfico que será publicado ainda este ano.
Laura Itandehui é uma vocalista e compositora radicada na Cidade do México.
Ela se formou em Canto e Scat pela Academia de Jazz da Escuela de Música do INBA. Ao longo de sua carreira, ele se apresentou em palcos nacionais e internacionais como cantora coral e solista em diferentes projetos musicais, por exemplo o Ensamble Vocal K’ay Ha’ e a Orquesta Nacional de Jazz de México. Atualmente é professora do LaFaro Jazz Institute-México e está na produção de seu primeiro material discográfico como cantora e compositora.
fb: Saul Ojeda Music
ig: @saulinko_
youtube: Saul Ojeda
https://www.youtube.com/watch?v=srsCBOyB3Gk
fb: Laura Itandehui Music
ig: @laura.itandehui
youtube: Laura Itandehui
https://www.youtube.com/watch?v=nibCeFLOcDE
Nesse set, Valeria Avalos e Francisco Nava irão improvisar com dança.
Valeria Avalos (Swale Ubetta) é dançarina, modelo e voguera. Ela faz parte do capítulo internacional da Kiki House of Ubetta. Valeria já participou de eventos como HHI/Queeny’s e Fearless Showparty. Também participou nos anúncios de marcas como Bonafont, Barcel e Telcel. Ela ganhou a categoria Face em balls mexicanas várias vezes e uma vez a categoria Hands Performance no Kiki Rainbow Ball 2019 na Costa Rica. Valeria participa em projetos como CHINGONXS.MEX, nos quais trabalhou com músicos como Jaime Kohen, Playa Limbo e Priscila Félix. Ele também está concluindo o diploma de Danças Urbanas com o Grassroots Collective, onde desenvolve seu freestyle em Popping e outras técnicas de dança Hip-Hop.
Francisco Nava é um artista multidisciplinar com foco na dança contemporânea. Ele investiga conexões entre referências multiculturais, que se juntam como eventos cênicos, pedagógicos e formativos. É Técnico Superior Universitário formado pela Escuela de Danza Contemporánea de Centro Cultural Ollin Yoliztli e foi Residente da Geração XVII pela Escuela Profesional de Danza de Mazatlán de 2016 a 2018. Dançou em festivais como Carnaval Internacional de Mazatlán, Viso Out Festival e La Carpa Encuentro de Artes Escénicas.Francisco está aperfeiçoando a sistematização do conhecimento chamada Pakologia por meio de múltiplas colaborações. Ele também está compartilhando aulas presenciais e virtuais, workshops e criação de trabalhos.
ig: @swal6.av
ig: @pakologia
Chongotronik e Cristian Ospina apresentaram um set de percussão inspirado na música tradicional colombiana.
Juan Carlos Puello, ou Chongotronik, é um músico percussionista e de tamboreo cartagenero com vasta experiência no folclore colombiano. Cresceu ao lado de artistas como Totó La Momposina, Petrona Martínez, Etelvina Maldonado, Martina Camargo, Eloisa Garcés e Martina Balseiro. Vive em Bogotá desde 2004, onde ampliou seus conhecimentos musicais. Na capital colombiana colaborou em projetos com renomados músicos da cena de Bogotá, como María Mulata, Frente Cumbiero, Sidestepper, Mucho Indio, Atlantic Soul Machine, Azul Trabuco, Quantic, Alé Kúma e Ondatrópica.
Cristian Opsina é músico, musicólogo e percussionista. Ele é graduado pela Universidade e Conservatório de Lille, França. Durante sua estada na Europa fez parte de vários grupos de jazz e música tradicional colombiana, com representantes como La Wey Segura e Fabián Suárez. Cristian participou da organização de eventos culturais para tornar visível a tradição musical da Colômbia. Ele voltou para a América Latina em 2019. Desde então, participou de aulas com José Luis Quintana “Changuito” em Havana e com Juan Carlos Puello “Chongo de Colômbia” em Bogotá.
ig: @chongotronik
ig: @o.s.p.i.n.a_
Siga Gana é um estúdio criativo e selo musical baiano formado por Mayara Ferrão e Filipe Mimoso.
Mayara Ferrão (1993, Salvador, Bahia) é artista visual, bacharela em Artes Plásticas pela UFBA. Co-fundadora do GANA, fundado em 2018 na cidade de Salvador. O seu processo de múltiplas experimentações artísticas caracteriza-se principalmente pela ilustração (@verdadetropical) e fotografia. Atuando também como diretora de arte e realizadora audiovisual, se apropria da tecnologia de vídeo para imaginar e construir narrativas negras através do videoarte, videoclipe e documental. Sua vivência enquanto mulher negra, a ancestralidade, signos e elementos da cultura afro-brasileira são a principal fonte de inspiração e pesquisa base da artista.
Filipe Mimoso (Salvador, Bahia) é compositor, multi-instrumentista, produtor/diretor musical e pesquisador. Sua produção artística é resultante de diversos elementos e fontes sonoras diferentes, manipulação de samples, colagens musicais, instrumentos orgânicos e digitais, sintetizadores analógicos que atuam na construção de paisagens sonoras. Tendo como principal referência e pesquisa a música nativa brasileira-africana/afro-diaspórica, busca, entre texturas, timbres e samples, desenvolver uma identidade sonora própria, criando e recriando, se apropriando de sonoridades não convencionais, da música experimental contemporânea até a música popular eletrônica. Com experiência em teatro, direção musical, produção musical, experimentação musical livre, já colaborou, trabalhou e produziu com o Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro do carnaval de Salvador. e produziu com diversos músicos e compositores baianos Em 2018 co-criou o selo musical e estúdio criativo "GANA", onde atua como diretor/produtor musical e criativo, além de realizar todos os processos de captação e engenharia e pós produção de áudio.
youtube: GANA
ig: @siga.gana
ig: @mayaraferrao
ig: @filipemimoso
paulina leyva desenhará elementos visuais para o concerto em papel e formato digital.
19.05.97 Morelia, Michoacán
designer e artista multidisciplinar com interesse na abstração e representação das suas vivências, sentimentos e pensamentos do quotidiano, que se entrelaçam através das conexões que estabelece com ela mesma, com o seu ambiente e com os seres vivos e não vivos que a acompanham no seu caminho, para transformar eles em ideias, formas, texturas, imagens e sons.
paulee.hotglue.me
ig: @_pa000